História

A Associação de Solidariedade Social Pró-Cultura Professor Silva Leitão é uma pessoa colectiva, sem fins lucrativos que se rege pelo estatuto das IPSS’s, sendo por  inerência uma associação de utilidade publica.

Fundada em Julho de 1999, iniciou a sua actividade em 2003. Crida por vontade das filhas do professor Silva Leitão, as quais doaram o terreno ( onde o pai abriu a primeira escolha) e financiaram o projecto.

A Comissão formada na altura, acordou em transformar o projecto de Associação de Solidariedade Social numa IPSS com estatutos e orgãos sociais eleitos.

A Associação surge com o objectivo principal de servir a comunidade em geral e os seus utentes em particular. Direccionada para os idosos, crianças e pessoas mais vulneráveis e/ou desfavorecidas por diversas razões (sociais, económicas, físicas, intelectuais, familiares), presta serviços em equipamento através das respostas sociais de Centro de Dia, Centro de Actividades de Tempos Livres e serviços individualizados no domicilio dos utentes ( Serviço de Apoio Domiciliário).

Os orgãos sociais então eleitos, de acordo com os estatutos, perpetuaram o trabalho iniciado pela Comissão, sendo que alguns elementos se mantiveram desde o inicio até hoje. Como exemplo está a Presidente da Junta de Freguesia  a professora aposentada Irene Aparicio, mulher de pulso forte que nunca recuou perante as adversidades impostas pela vida…

E de grandes homens e grande mulheres foi crescendo a nossa Associação que tem muitos sonhos e quer voar bem mais alto. Degrau a degrau com o apoio de todos chegaremos lá.